AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA
Consiste na coleta de informações e dados, aplicação de provas e testes, e observação do paciente em atividades espontâneas como conversar e brincar, no caso das crianças. De acordo com a queixa, essa avaliação tem duração diferente, podendo variar de duas até dez sessões. Depois disso, é realizada uma devolutiva com os pais ou familiares, onde são dadas orientações específicas para o caso, e se necessário, encaminhamentos para exames complementares para o fechamento de um diagnóstico.
FONOTERAPIA
A Terapia Fonoaudiológica é realizada após a avaliação. É definido o planejamento terapêutico, onde as alterações, patologias e dificuldades do paciente serão trabalhadas. A frequência e o tempo de terapia dependem de vários fatores, entre eles a idade, tipo de alteração e disponibilidade do paciente. É indicada diante de qualquer problema que envolva a comunicação humana: linguagem oral/escrita, fala, voz, audição, funções responsáveis pela fala, deglutição, respiração e mastigação.
No setor de Fonoaudiologia da Íntegra, atendemos as seguintes áreas:
– Alterações de Fala
– Atraso na Aquisição e Desenvolvimento da Fala e Linguagem
– Distúrbios de Leitura, Escrita e Aprendizagem
– Dislexia
– Processamento Auditivo (terapia e treinamento das habilidades auditivas)
– Motricidade Orofacial (órgãos fonoarticulatórios, respiração, mastigação e deglutição)
– Dificuldade Alimentar Infantil (recusa e aversão alimentar)
– Disfagia (alteração da deglutição)
– Voz
– Autismo/TEA (Transtornos do Espectro Autista), Síndrome de Down, Paralisia Cerebral e outras síndromes genéticas
– TANV (Transtorno de Aprendizagem Não-Verbal).
– TDAH (déficit de atenção/hiperatividade)
ORIENTAÇÃO ESCOLAR PARA CASOS EM TERAPIA E CASOS DE INCLUSÃO
Cada caso em terapia necessita de orientações específicas, que vão desde uma atenção especial por parte do professor até medidas mais diferenciadas como provas especiais, ou em local fora da sala de aula. No caso das inclusões de portadores de necessidades especiais ou deficiência intelectual como Autismo, síndrome de Down ou outras síndromes genéticas, essas orientações e adaptações são de fundamental importância, pois nem sempre a escola está preparada e orientada.
ORIENTAÇÃO PARA PAIS SOBRE TEMAS DA ÁREA
Inúmeras são as dúvidas dos pais em relação a temas como uso de chupeta e mamadeira, amamentação, hábitos alimentares, desenvolvimento esperado da fala. Os encontros para orientação em Fonoaudiologia visam dar informações específicas de acordo com as necessidades de cada caso.
GRUPOS PARA PROFESSORES
São realizados na clínica ou nas escolas e abordam questões relacionadas a temas da área, em especial o desenvolvimento da fala, leitura e escrita. É um trabalho adaptado aos interesses de cada escola.
TREINAMENTO VOCAL PREVENTIVO (Locutores, Profissionais de Telemarketing, Cantores e Outros)
Avaliação de dificuldades ligadas à voz e tratamento das mesmas através de treinamento com técnicas específicas. Tem como objetivo a impostação vocal abordando exercícios práticos (ou vivências práticas) sobre temas como respiração, articulação, ressonância e voz. Tem função preventiva para não precisar de reabilitação posterior devido ao mal uso da voz.
TRIAGEM
Voltada para identificação precoce de problemas de fala e/ou aprendizagem em alunos de educação infantil. Pode ser realizada na clínica ou na escola.
